A gestão implica em alguns detalhes e hoje falaremos dos royalties de franquias. Ter conhecimento sobre eles é essencial para compreender melhor o funcionamento do mercado, assim sendo, tanto o franqueador, quanto o franqueado precisam ter domínio para assim, garantir o funcionamento das operações e a viabilidade do sucesso das novas unidades, bem como favorecer o processo de expansão da marca/ franquia no mercado tanto em qualidade, quanto em quantidade.
Os royalties de franquias como o próprio nome diz é como se fosse uma remuneração pela concessão do direito de usar o nome da marca. Essa remuneração/ pagamento é feito periódicamente, seguindo um contrato previamente assinado por ambas as partes. Existe uma lei que protege ambos os lados do negócio, assim sendo, é regulamentado.
Algo importante a ser dito, não há obrigatoriedade da cobrança de royalties e nem disposição sobre como devem ser cobrados, assim, a importância de um contrato de bem comum entre ambas as partes é essencial. A única obrigatoriedade é em relação à à COF (Circular de Oferta de Franquia), que devem constar informações objetivas e claras sobre valores e taxas periódicas a serem pagas pelo franqueado ao franqueador, a base do cálculo, bem como a finalidade do pagamento.
O estudo do modelo de negócio bem como sua estruturação precisa ser minucioso e por isso, busque todo suporte necessário para o sucesso da rede como um todo.
Por: Assessoria Gestor Solution
Fotos/ Créditos: iStock
Este material pode ser reproduzido, desde que citado a fonte.